SECRETÁRIO DE SAÚDE FAZ ALERTA CONTRA SURTO DE CONJUNTIVITE.

O Secretário de Saúde de Apuarema, Sandro Cesar , confirmou na manhã desta sexta-feira (27) o surto de conjuntivite que o município vem sofrendo. Segundo o Secretário de saúde, todas as medidas possíveis estão sendo tomadas e aguarda a resposta da Regional da Saúde para uma campanha mais intensa.

Em Apuarema, foram notificados inumeros surtos de conjuntivite em 2018. Em relação à transmissão da doença, caso tenha sido causada por vírus e bactérias, ela ocorre de pessoa para pessoa, principalmente por meio de objetos contaminados como equipamentos oftálmicos, toalhas, travesseiros, lenços e copos.

Olhos avermelhados e lacrimejantes, pálpebras inchadas e avermelhadas, secreção esbranquiçada e sensação de areia nos olhos. Estes são os principais sintomas da conjuntivite, doença que normalmente tem duração de 15 dias até a evolução para a cura.

Vírus e bactérias podem ser causadores da conjuntivite, além de reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes como fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou maquiagem. Outra forma comum é a conjuntivite primaveril, ou febre do feno, geralmente causada por pólen espalhado no ar.

Normalmente, a disseminação é rápida em ambientes fechados. Por isso, é preciso ter um cuidado especial em locais como escolas, creches, escritórios e fábricas.

“Recomendam-se cuidados de higiene pessoal, como lavar com frequência as mãos e o rosto com água e sabão, evitar coçar os olhos, usar, quando possível, lenços e toalhas descartáveis e/ou individuais. Utilizar travesseiros individuais e evitar o uso de objetos pessoais de pessoas com conjuntivite também está dentro do recomendado”, explica Sandro – Secretário de Saúde de Apuarema.

 


Comentários

Os comentários estão fechados.